Na hora de comprar um apartamento, uma das dúvidas mais comuns é sobre adquirir o imóvel na planta ou pronto para morar. A resposta depende do perfil do comprador e das preferências da família. Conhecer as vantagens de cada opção de moradia é o primeiro passo para realizar o sonho da casa própria.
A escolha pelo imóvel na planta geralmente é feita por quem está iniciando a vida financeira e quer tempo para o planejamento. Já as unidades prontas para morar são a opção prática, possibilitando a entrega das chaves assim que o negócio for fechado.
Compra na planta
Quando o imóvel é adquirido na planta, o comprador pode parcelar a entrada (de 20% a 30% do saldo total) pelo tempo de construção. Com o imóvel finalizado, o proprietário decide se financia o saldo restante ou quita o valor em cota única.
Nesta fase, não há cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), uma vez que o imóvel ainda não foi finalizado. É importante lembrar que as obras duram, em média, de dois a três anos e que podem sofrer algum atraso. O que não pode acontecer é a demora excessiva até o momento da entrega das chaves. Outra vantagem é que o novo dono poderá acompanhar o andamento do empreendimento.
Apê pronto para morar
A principal vantagem é a disponibilidade imediata para mudança. Poder conhecer o local exato onde o novo proprietário pretende morar é outro ponto positivo. Visitar o espaço interno real, as instalações do condomínio (como áreas verdes, garagem, salão de festa e outros ambientes comuns) e conhece também a vizinhança e os serviços oferecidos na região.
Conseguir crédito imobiliário de imóveis já finalizados pode ser mais rápido e menos burocrático. Levantar toda a documentação exige menos do comprador e é uma garantia maior para a compra. Agora que você conheceu as vantagens das duas opções, fica mais fácil decidir qual delas é mais adequada para você e sua família.
Falando em apartamentos prontos para morar, estamos com as últimas unidades do Alameda Primavera disponíveis. Visite e conheça o condomínio que pode ser o seu novo lar.
30/01/2023