WhatsApp

Jardim vertical: conheça as vantagens de ter o seu

No progresso acelerado das cidades, o cinza fica em evidência. Muitas vezes não sobra espaço para um quintal colorido e alegre. Como para tudo se dá um jeito, o jardim vertical surgiu para quem quer cultivar um pequeno espaço verde em casa, no apê ou mesmo na área livre do escritório.

Eles podem ser feitos com blocos cerâmicos ou com vasos meia-lua presos a telas metálicas ou mesmo em palets reutilizados. As plantas ficam a escolha do criador, podem ser utilizadas ervas, temperos, flores ou espécies verdes.

Se você precisa de um bom motivo para começar, nós listamos sete benefícios desta nova modalidade de jardim:

1 – AMENIZA A TEMPERATURA LOCAL

Uma ótima saída para quem procura um ambiente interno mais fresco e agradável, além de proteger a casa contra raios ultravioletas.

2 – DIMINUI A CONTA DE LUZ

Com o ambiente naturalmente resfriado, a conta de luz diminui. Pois se faz menos necessário o uso de aparelhos para esse fim.

3 – REDUZ O BARULHO

Em larga escala (como em muros, por exemplo), o jardim vertical ajuda a reduzir o ruído externo para o interior da propriedade.

4 – MELHORA A QUALIDADE DO AR

O ar fica mais puro pela presença das plantas no local. Dependo das espécies cultivadas, o espaço pode até ficar perfumado.

5 – GARANTE BELEZA NATURAL 

Muitos aderem ao jardim vertical pela beleza que ele proporciona ao ambiente. No fundo, eles estão certo, não é mesmo?

6 – DE FÁCIL MANUTENÇÃO

Super prático e suja pouco. O sonho que qualquer um na hora da limpeza. Nada de dor nas costas!

7 – FACILITA A EXPOSIÇÃO AO SOL

Seu posicionamento favorece melhor exposição ao sol, o que é fundamental para algumas espécies de plantas.

O jardim vertical mais conhecido é do paisagista Guil Blanche. Chamado de “primeiro corredor verde do mundo”, o projeto Movimento 90º foi inaugurado em 2016 e está localizado na região do Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e ao longo da avenida 23 de Maio, na capital paulista e tem previsão de chegar a 10 parques. Um ganho de mais de 11 mil m² em áreas verdes na cidade de São Paulo.

26/08/2020

Top