WhatsApp

Taxa de evolução de obra: conheça mais sobre a cobrança

Comprar um imóvel na planta é atrativo, e também econômico, para quem deseja obter a casa própria. Esta modalidade envolve a taxa de evolução de obra e gera muitas dúvidas. O primeiro passo é esclarecer o que é e como funciona a cobrança da taxa, que existe apenas nas unidades adquiridas na planta. A taxa deve ser estipulada em contrato e tem seus prazos bem definidos.

Trata-se de uma cobrança feita pelas financeiras, que ajuda a custear a obra e também serve para equilibrar o saldo final do imóvel para futura amortização. A taxa é uma cobrança que ocorre até a individualização de todas as unidades do empreendimento e é gradual. Ou seja, evolui de acordo com a evolução da obra. Caso a entrega da propriedade atrase, o cliente precisa entrar em contato com agente financiador para estudar possibilidades de suspender o pagamento, enquanto durar o atraso.

A necessidade da taxa nem sempre é explicada de forma correta, o que leva muitos clientes a acreditar que a cobrança é ilegal. Os agentes financiadores são aptos a realizar esse procedimento. Portanto, a taxa de evolução de obra é legal e deve ter seus pontos bem esclarecidos no momento de assinatura do contrato.

É importante que o novo proprietário tire todas as dúvidas antes da assinatura do documento, para que a decisão seja tomada de forma tranquila e acertada.

E já que o assunto é imóvel na planta, em breve, teremos uma novidade para você. O Residencial Reserva dos Ipês, em Hortolândia. Quer saber mais? Entre em contato com nossos corretores e faça seu cadastro reserva.

03/05/2023

Top