Faça você mesmo. Pequenos reparos para fazer em casa

Com o dia a dia, alguns cuidados com a manutenção da casa são necessários. E acredite, para muitos deles a solução é você mesmo. Nem sempre é preciso contratar um profissional para realizar pequenos reparos no seu lar.
Com ferramentas que podem ser encontradas no supermercado do bairro, você pode aproveitar o período de quarentena, colocar a mão na massa e fazer esses pequenos consertos.
Separamos alguns dos problemas mais comuns e que são facilmente resolvidos. Mas atenção, você pode precisar de equipamentos de proteção, como óculos ou luvas, por exemplo. Não se esqueça deles para evitar qualquer acidente.

Buracos na parede
Para as imperfeições na parede, como pequenos buracos e trincas, basta usar uma espátula e preencher com massa corrida. Depois de seco é só lixar para que a superfície fique lisa e finalize com uma demão de tinta. Certifique-se de que a trinca não coloque em risco a estrutura da parede. Se for o caso, o trabalho deve ser realizado por um profissional.

Troca de interruptor
Interruptores e tomadas são facilmente substituídos. O primeiro passo é desligar a chave geral. Usando uma chave Philips, retire os parafusos que prendem o interruptor na parede e faça a substituição. A emenda dos fios deve ser coberta com fita isolante. É importante redobrar a atenção na posição de cada fio, para que sejam recolocados no mesmo lugar. Para finalizar, devolva a capa e ligue a energia.

Torneira pingando
Além do incomodo, a torneira pingando gera aumento no consumo de água. Mas a solução desse problema é bem simples. É preciso trocar a vedação, conhecida como courinho. Feche o registro, deixando toda a água que está na tubulação sair e em seguida vá “desmontando” a torneira até chegar no courinho. Fique atento a ordem de desencaixe de cada peça, para montar da forma correta.

Chuveiro queimado
Queimar a resistência de chuveiro é algo que acontece com mais frequência que se imagina. Mas não é preciso comprar um novo em todos os casos. Desligue a energia, desconecte o chuveiro dos cabos da rede elétrica e abra com cuidado (a maioria pode ser aberta por rosqueamento). Troque a resistência e pronto, problema resolvido.

Desentupir pias e ralos
Há várias formas possíveis para desentupir pias e ralos. A primeira é a mais comum, usar um desentupidor. Se não funcionar, uma alternativa é misturar uma xícara de sal, uma de bicarbonato de sódio e água fervente. Jogue tudo no ralo. E se mesmo assim o problema persistir, retire o copo do sifão e jogue fora toda a sujeira acumulada.

Esperamos que as dicas possam facilitar o seu dia a dia. Todas elas são de simples execução. Porém a atenção deve ser redobrada, especialmente com a energia elétrica. E se mesmo assim houver dúvidas, é importante a orientação de um profissional.

26/01/2021

Top
Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?