Ao procurar seu primeiro imóvel, você pode encontrar vários termos novos ou siglas difíceis de compreender… mas não se desespere! Nós separamos aqui uma lista de tudo o que você precisa saber para chegar no estande de vendas preparado!
Qual a diferença entre imóvel na planta e pronto?
O imóvel na planta ainda não está concluído, ou seja, será construído e entregue em um determinado período de tempo. Já o imóvel pronto é entregue com todas as obras concluídas.
O que é compromisso de compra/venda?
É o contrato assinado por ambas as partes, referente a compra do imóvel. Nele consta qualificação dos vendedores, compradores e todas as informações referentes ao imóvel.
É possível também fazer cessão deste compromisso desde que você ainda não tenha assinado o contrato de financiamento com o banco. Caso a cessão seja viável, o novo comprador assume todas as obrigações do contrato de compra/venda com a aprovação da construtora.
Posso fazer distrato?
Sim! Desde que você ainda não tenha assinado o contrato de financiamento com o banco. Em caso de distrato, será retido um percentual dos valores pagos conforme especificado no compromisso de compra/venda.
Posso desistir do imóvel?
Pode sim! Desde que o imóvel não esteja financiado com o banco, diante das condições contratuais do compromisso de compra/venda.
Como posso pagar pelo imóvel? Como é feito esse pagamento?
Pode ser pago com recursos próprios (dinheiro), com FGTS e ou Financiamento bancário. Após a assinatura do contrato com a construtora, você irá pagar o fluxo de pagamento de acordo com condições negociadas com o corretor de imóveis, geralmente entre 25% a 40% do valor da compra. O restante será financiado pelo banco, mediante a análise e aprovação do crédito pela instituição financeira, ou pago com recursos próprios.
O que é correção monetária?
Todos os valores do contrato, inclusive o saldo devedor, serão corrigidos pelo INCC-M (Índice Nacional da Construção de Mercado) durante a construção do imóvel. Após habite-se geralmente utiliza-se IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado). Toda e qualquer forma de correção deve ser discriminada no compromisso de compra/venda.
O que é alienação fiduciária?
É a transferência do bem, neste caso o imóvel, do devedor ao credor como garantia da dívida. O imóvel só passará a ser registrado no nome do comprador quando este quitar todo o pagamento do bem adquirido.
Como é o financiamento bancário?
Você deve entregar toda documentação necessária para o agente financeiro. Será feita a análise para aprovação de crédito pelo banco. Geralmente o crédito é aprovado no valor de avaliação do imóvel, ou seja, o banco estipula um valor para cada imóvel, que nem sempre é o valor real de mercado.
Qual é o procedimento para quem optar pelo financiamento?
Serão apresentadas opções de tabelas. As mais usuais são SAC e PRICE, para que você opte pela que preferir.
Tabela PRICE: As prestações calculadas neste sistema são constantes. Cada prestação é composta de uma cota de amortização e juros, que variam em sentido inverso ao longo do prazo de financiamento. A prestação inicial tende a ser menor, e só é aumentada em razão da aplicação da TR (Taxa Referencial).
SAC (Sistema de Amortização Constante): Trata-se do sistema atualmente mais utilizado pelos bancos. Ao longo do prazo a amortização é constante, reduzindo o principal. Como os juros são calculados com base no principal, este tende a ser decrescente. Assim, neste sistema a parcela inicial é maior, porém decresce ao longo do prazo. O Saldo devedor decresce a partir do 1º pagamento das prestações.
Assinando o financiamento:
Em virtude do valor aprovado pelo banco, caso ainda haja saldo devedor, você deve pagar com recursos próprios ao vendedor, até o dia da assinatura com o agente financeiro.
Após assinatura do contrato com o banco, você passa a pagar o cronograma de obra até a individualização total do empreendimento. O cronograma de obra é composto de parcelas mensais proporcionais aos valores aportados pelo banco. Na fase de obra, os valores são crescentes, pois quanto maior a execução da obra, maior será o valor aportado.
A individualização do empreendimento, depende dos órgãos envolvidos tais como Bombeiro, Prefeitura, Receita Federal, Cartório etc. Levando, geralmente, 90 dias após o término das obras.
O banco só consegue cobrar efetivamente as parcelas de amortização do financiamento quando o empreendimento estiver totalmente individualizado.
Quais são os custos com documentação do Financiamento?
A Prefeitura cobrará o ITBI (Imposto de transmissão de Bens e Imóveis), o cartório as despesas de Cartório de Registro de Imóveis e a instituição financeira as taxas bancárias.
Quais os motivos geralmente podem interferir na obtenção do financiamento?
Caso a renda que você apresente no Plantão de vendas sofra alterações, também mudará a sua situação junto ao Agente Financeiro;
Restrições como SERASA, SPC, SCPC, CADMUT, CADIN, REFIN, pendência na Receita Federal e outras e também comprometimento financeiro impedem o financiamento, tais como empréstimos e financiamentos.
Você não pode ter 30% da renda comprometida com outros empréstimos e financiamentos.
Quais as Regras do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço)?
– Para utilizar o FGTS, você deve estar adquirindo seu primeiro imóvel;
– Deve ter mais de 36 meses de contribuição de FGTS;
– Não pode possuir imóvel financiado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
Caso você possua outro imóvel na região metropolitana de Campinas, não poderá utilizar o FGTS.
O que é pré-vistoria?
É a vistoria que você antes do término da obra! É o momento em que é verificado se está tudo em ordem ou se há algum reparo a ser feito de acordo com o memorial descritivo.
Caso você constate que algum item está em desacordo, o item a ser reparado será anotado na ficha de pré-entrega e será avaliado se realmente o item apontado é pertinente. Sendo constatado que precisa ser feito o reparo, será imediatamente solucionado.
Quais são as etapas para o recebimento das chaves?
– Conclusão das vistorias das unidades;
– Obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)
– Obtenção do Habite-se;
– Aceite das concessionárias, CPFL, Sabesp, Vivo e outros;
– Quitação dos valores devidos junto a construtora;
– Assembleia de eleição do síndico e subsíndico;
Vistorias das Áreas comuns;
Como são as garantias do apartamento?
Na entrega do apartamento você receberá o manual do proprietário com todas as orientações referentes aos cuidados com o imóvel. Nele constarão os prazos de garantia de cada item do apartamento segundo Manual do Proprietário, 3ª Edição, que foi elaborado pelo SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) em parceria com o SINDUSCON-SP (Sindicato da Construção). Esse documento baseia-se em informações das Normas Brasileiras ABNT-NBR 5674, 14037, 15575, além do próprio Código Civil Brasileiro e Código de Defesa do Consumidor.
É muito importante que você leia o manual do proprietário, pois há muitas informações quanto aos direitos e deveres do comprador.
O proprietário é responsável pela manutenção preventiva do seu imóvel, que necessita de cuidados face ao desgaste natural.
Quando são cobradas as Taxas de Condomínio/ IPTU e outras taxas?
A partir do habite-se serão cobradas as taxas condominiais, IPTU, água e etc. Essas serão de responsabilidade dos adquirentes do imóvel, independentemente da entrega das chaves.
O que é Convenção de Condomínio e Regimento Interno?
A convenção é uma lei interna do condomínio, que deve ser elaborada por escrito de acordo com as normas legais e registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Nela são definidas as funções e as regras de utilização das áreas comuns, bem como o modo e prazo da convocação das assembleias.
O Regimento Interno indica a conduta adequada dos condôminos, sejam eles proprietários ou locatários.
18/01/2019